Obrigado pela visita!!!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

GRUPO FOLCLÓRICO "AS TRICANAS DE OVAR" - BEIRA LITORAL.


O grupo
folclórico as tricanas de Ovar ,fundado em maio de 1979,e após profundo e apurado trabalho de pesquisa e recolha ,dignou repor a verdade folclórica a nível de danças,cantares e trajes regionais ,passando a ser reconhecido e a ter o apoio da federação do folclore português desde 1981 e da secção de etnografia e folclore do inatel desde 1983.
apresenta no seu curriculum atuações por todas as regiões de Portugal,com participações nos melhores festivais nacionais e internacionais; na europa ,nomeadamente em Espanha e França; e , em 1997 e 2000, no Brasil.
Continua a recolher as danças e cantigas, os trajes e utensílios da vida do povo para o seu museu etnográfico.Canta e dança o que é mais genuíno da sua região que engloba não só as danças do campo,onde situa-se,mas também, das margens da ria e do mar.
Maioritariamente, dança os viras de Ovar (quase todos com uma coreografia espetacular),dançados nos areais e nas eiras ou terreiros, diversas modas de roda,as tiranas,o real das canas, a cana verde vareira e o realista(considerado o fado de Ovar).A festa(tocata)é constiuída por instrumentos tradicionais tais como:concertinas,cavaquinhos,violas,violões e bombo.
O vestuário é constituído por trajes do fim do séculoXIX e do início do séculoXX:tricanas de ovar(de capucha e de xaile),noivos ricos,senhoras de capotões e chapeirões,lavradores ricos, romeiros ,lavradores em traje de festa,domingueiros.
Ligados ao trabalho:galinheira,leiteira,roçador de junco,traje de malhada,lavrador de gabão,pescadores,varinos.
Usa o chamadouro para a pesca do arrasto e os pregões dos pescadores para a venda do pescado e da galinheira para a venda de galinhas e coelhos.
O grupo folclórico As Tricanas de Ovar é uma secção do grupo desportivo e cultural de Guilhovai e membro do núcleo organizador de manifestações etno-folclóricas de Ovar.
S.Donato,um dos lugares da jovem freguesia de S.João,onde se situa a sede do grupo folclórico as tricanas de Ovar, é um dos mais antigos de Ovar.O primeiro documento que alude à vila de S.Donato data do ano de 922.segundo a tradição,o nome deste lugar proviria do facto de ter sido doado ou donato ao mosteiro de crestuma.
da capelinha,erigida no local do santo,nada resta pois foi demolida em 1906.A nova capela tem como padroeira Nossa Senhora da Ajuda e foi inaugurada em maio de 1909.A capela tem, no nicho da frontaria,uma escultura de S.Goldrofe,em calcário, dos meados do século XV.

Nenhum comentário: