Frases para Orkut

Obrigado pela visita!!!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

GRUPO FOLCLÓRICO E CULTURAL DA BOA VISTA - ALENTEJO.


Fundado em 1967, o Grupo Folclórico e Cultural apareceu como uma necessidade absoluta de salvaguarda e divulgação dos usos e costumes e tradições das gentes serranas de São Mamede.

A sua acção vem sendo no sentido de não deixar perder a identidade cultural do Povo Alentejano, especialmente do concelho de Portalegre.
Da pesquisa que vem efectuando, possui no seu repositório preciosos exemplares do modo de trajar, de cantar, de tocar e de balhar no início do século XX, tais como:
Pastor, Semeador, Tirador de Cortiça; Trajos Domingueiros e de Festa de Alagoa, Alegrete, Fortios, Reguengo, Ribeira Nisa, São Julião, Urra, e da própria Cidade de Portalegre, Lavrador, casamento, e a incomparável Côca de Portalegre.
As modas de saias, Balhos de Saias, Balhos de Terreiro ou Campaniços, Viras ou Modas Viradas, Balhações de Inspiração Palaciana, marcações em roda, coluna e Quadrilha.
Já gravou 3 discos, cassete áudio e cassete vídeo, estando a preparar-se para gravar um cd; participou em 16 programas de rádio e televisão nacionais. Obteve diversos prémios em Festivais, nomeadamente:
1º Classificado no I concurso de Danças e Cantares do Alentejo
2º Prémio no VII Festival Nacional de Folclóre de Lisboa.

Galardoado, com a Medalha de Ouro de Mérito Municipal, pela Câmara Municipal de Portalegre. É membro da Federação Nacional de Folclore Português, do INATEL, da federação das Colectividades de Cultura e Recreio e da Associação dos Folcloristas do Alto Alentejo.
Além fronteiras esteve nas Espanha, no Canadá, na Geórgia, nas Rússia, na Polónia, França, Alemanha, Áustria, Marrocos e Itália.
Realiza anualmente:
1 Festival de Folclóre com Grupos Infantis e Juvenis em Maio
1 Festival de Folclóre de Grupos Adultos nas Monforfeira, em Monforte
1 Festival de Folclóre de Grupos Adultos no último fim-de-semana de Julho,
contando actualmente com 95 membros, incluindo Grupo Adulto e Infantil/Juvenil.

Localização:

Portalegre, capital de distrito do mesmo nome, com uma área de 6132km, fica situada numa das mais belas províncias de Portugal, o Alto Alentejo.Construída num planalto da Serra de São Mamede, tem simultaneamente características montanhosas e de planície alentejana que se conjugam num harmonioso e variado conjunto paisagistico.A Sé de Portalegre é o seu principal monumento(séc. XVI e restaurada no fim de séc. XVIII), onde, além de paramentos valiosos e alguns únicos no país, avultam os riquissimos "arcazes" de estilo D. João V. Outros monumentos dignos de visita atenta são os antigos conventos de S. Bernardo (príncipio do séc. XVI, com um dos mais belos pórticos barrocos da cidade e o túmulo do seu fundador, D. Jorge de Melo, obra sumptuosa de mármore primorosamente lavrado), de santa clara (séc. XIV) e de S. Francisco (séc. XIII e restaurado no príncipio do séc. XVIII).

3 comentários:

miguel claro disse...

poucos sao os grupos do norte alentejano que conseguio recriar a realidade e fidelidade do folclore da regiao.vi o grupo pela 1a vez em coruche(de onde sou)pois sou elemento do rancho regional do sorraia.km pouco mais para dizer,as maiores saudaçoes folcloricas ao grupo de portalegre

Anônimo disse...

Deixo aqui a minha homenagem a um fundador do Rancho da Boavista, o sr. Carlos Fabião Vintém. infelizmente já faleceu, a sua obra ficou. Parabéns ao rancho

carla david disse...

Belo grupo este, foram momentos de 12anos, com muitas alegrias e muita camaradagem e divertimento. Bem haja a todos os os elementos do meu tempo e de agora. O momento mais triste foi em 2002 a partida inesperada do presidente SR.JANEIRO. SAUDADES