Frases para Orkut

Obrigado pela visita!!!

terça-feira, 1 de abril de 2008

TRAJE DE BARCELOS.




Com o seu traje próprio, embora possuindo características comuns à região minhota, Barcelos apresenta um leque bem rico de trajes.
Após demorado estudo, conseguiu - se reunir o conjunto puramente característico da região barcelense, sem confusão possível com qualquer dos trajes da região de Viana, que são os mais conhecidos.
O traje apresentado é o traje regional de Barcelos , cuja a saia, como o avental, são fabricados em cobinações de várias cores, sempre dentro da tonalidade suave.


Traje feminino:


A saia de serguilha, como o avental, este mais claro com sua barra de cor preta, são totalmente diferentes das saias e aventais de Viana.
O colete de rabos, preto, com bordado a cores, é também inconfundivelmente barcelense, bem como a camisa de larga gola e ombros bordados a branco, característica original, pois nenhum traje vianês rigoroso tem camisa de gola larga bordada, como a barcelense.
Cruza o peito lenço de ramagens, um de fundo mais escuro, e outro de fundo mais claro, sendo característica inconfundível barcelense a combinação do lenço azul, este quase exclusivamente de uso barcelense.
Meias, chinelas, faixa, lenço de mão tudo obedece a escrupuloso rigor.
É dificil a reprodução das jóias do traje barcelense . Não faz parte dos adornos a filigrana, sendo apenas usada, e não muito, a chamada estrela (espécie de cruz de malta).
Características, as argolas e o coração de chapa, os cordões e a borboleta, assim como a cruz.


Traje masculino:


Vestiam calça de lã castanha, camisa branca de linho com baixo cabeção de renda no pescoço, em vez de colarinho, renda que guarnece a abertura até a cinta.
Chapéu preto de copa baixa e aba larga. Faixa preta de lã.
Calçavam sapatos de atarrado acastanhado, de sola e bico largo.


3 comentários:

Anônimo disse...

mora na região a norte do concelho de barcelos, inicio da região do baixo minho, e qestiono se está errado usar trajes do alto minho.

LUIZ - FOLCLORE PORTUGUÊS disse...

Olá anonimo , obrigado por visitar o noso Blog.
Penso que esteja errado sim!! Já que Barcelos não pertence ao Alto Minho.
Procure em um agrupamento folclórico de Barcelos o traje da região mais indicado para usares.
Um abraço e bem haja!

Elmar disse...

BOA NOITE. ESTOU COM UM PROJECTO DE ELABORAR UM MINHOTA. VIVO EM BARCELOS E TRABALHO COM PAPEL RECICLADO. SERÁ NESTE MATERIAL QUE TENTARIE EXECUTAR A RESRESENTAÇÃO FEMININA. DESCOBRI A MULHER BARCELENSE E AGORA COM ESTA DESCRIÇÃO. PODEREI ARRANJAR MAIS PORMENORES FOTOGRAFICOS PARA PODER REPRODUZIR OS DESENHOS? ANTECIPADAMENTE AGRADECIDA PELA AJUDA QUE PEÇO QUE ME ENVIE PARA e.machado@dgav.pt
MUITO OBRIGADA
Elsa Machado