Frases para Orkut

Obrigado pela visita!!!

sábado, 19 de abril de 2008

TRAJE DE PAULITERO - MIRANDA DO DOURO.

Camisa, saias e colete.

Acessórios: lenços,chapéu, meias, botas e palotes(pequeno bastão de madeira rija e resistente, usado pelos pauliteiros nas suas danças.)

Camisa de linho branca de corte tradicional. Enáguas (saias) de algodão branco, de alturas desiguais, franzidas na cintura e guarnecidas com folho bordado a branco na orla.

Colete de saragoça( tecido de lã castanha ou branca, grossa. usava - se na confecção do trajo de trabalho.) recortada e pespontada, enfeitadas com fitas de várias cores e fios de ouro cosidos. Sobre os ombros, lenço estampado colorido e, presos na cintura, 4 lenços estampados, dobrados.

Na cabeça, chapéu de feltro preto de aba larga e copa decorada com fitas policromas, flores e penas. Calça meias de lã com riscas castanhas e brancas rendadas e botas de bezerro ferradas. Nas mãos segura um par de palotes.

As pesquisas efetuadas até hoje para explicar as origens deste traje, não têm sido consensuais. Várias hipóteses foram apontadas como prováveis, desde a sua filiação na tradição celta ou na herança greco - romana ou ainda na própria cultura ibérica medieval.

Este traje enigmático é vestido unicamente por homens, quando executam uma dança de caráter acentuadamente guerreiro, marcado pela coreografia dos passos e gestualidade agressiva dos componentes, reforçada pelo uso dos palotes, simulando as espadas.


Fonte: O trajo regional em Portugal, de Tomaz Ribas.

******************

Pauliteiros de Miranda


3 comentários:

Unknown disse...

Amigo Luiz... Esse vídeo é um achado... com certeza... Gostei bastante. O bloq está muito bom, como sempre esteve. Forte abraço.

Unknown disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Depois uma questão, sabe por acaso onde se podem comprar os lenços usados pelos Pauliteiros?

Obrigado

LUIZ - FOLCLORE PORTUGUÊS disse...

Olá amigo Arsene!
Obrigado pelo seu comentário.
o amigo é do Brasil ou de Portugal?
Os lenços usados pelos pauliteiros é o tradicional lenço (chamado de lenço austríaco).
em Portugal pode se comprar nas casas de artigos regionais(em Viana do Castelo encontra se com facilidade)
Se for no Brasil costuma se vender estes lenços nas festas das casas regionais.