Frases para Orkut

Obrigado pela visita!!!

sexta-feira, 7 de março de 2008

LENDA DO MILAGRE DAS ROSAS - COIMBRA.

Esta é uma das mais conhecidas lendas portuguesas que enaltece a bondade da rainha D. Isabel para com todos os seus súditos, a quem levava esmolas e palavras de consolo. Conta a história que um nobre despeitado informou o rei D. Dinis que a rainha gastava demais nas obras das igrejas, doações a conventos, esmolas e outras ações de caridade e convenceu - o a por fim a estes excessos.
O rei decidiu surpreender a rainha numa manhã em que esta se dirigia com o seu séquito às obras de Santa Clara e à distribuição habitual de esmolas e reparou que ela procurava disfarçar o que levava no regaço.
Interrogada por D. Dinis, a rainha informou que ia ornamentar os altares do mosteiro ao que o rei insistiu que tinha sido informado que a rainha tinha desobedecido às suas proibições, levando dinheiro aos pobres.
De repente e mais confiante D. Isabel respondeu: enganai - vos, real senhor. O que levo no meu regaço são rosas... O rei irritado acusou - a de estar a mentir: como poderia ela ter rosas em janeiro? Obrigou - a, então , a revelar o conteúdo do regaço. A rainha Isabel mostrou perante os olhos espantados de todos o belíssimo ramo de rosas que guardava sob o manto. O rei ficou sem palavras, convencido que estava perante um fênomeno sobrenatural e acabou por pedir perdão à rainha que prosseguiu na sua intenção de ir levar as esmolas. A notícia do milagre correu a cidade de Coimbra e o povo proclamou Santa a rainha Isabel de Portugal.

2 comentários:

Lu disse...

eu fui ha poucos dias a coimbra e vi esse teatro de rua lá. mas antes do teatro, e depois, tocou uma banda de musica da epoca, com gaitas-de-foles. sabes que banda e essa e/ou posso arranjar essas musicas?

LUIZ - FOLCLORE PORTUGUÊS disse...

Olá Lu,
Obrigado pela vossa visita e comentário!!
Existem várias bandas deste tipo.
Infelizmente não sei o nome da banda que dizes!!