Frases para Orkut

Obrigado pela visita!!!

domingo, 23 de junho de 2013

SÃO JOÃO DE BRAGA

O São João de Braga é uma festa popular, que tem lugar no mês de Junho em Braga, Portugal, que celebra o nascimento de São João Batista. O culminar da festa é na noite de 23 para 24 de Junho.
Um dos pontos centrais é em torno da Capela de S. João da Ponte, edificada no século XVI a mando de D. Diogo de Sousa. Apesar dos mais antigos documentos datarem do século XIV é provável que estes festejos tenham origem prévia.
A cidade é extensamente decorada, desde as mais importantes ruas do centro histórico, passando pela principal artéria da cidade, a Avenida da Liberdade, e culminando no parque da Ponte.
Na noite de S. João milhares de pessoas ocupam as ruas da cidade com martelinhos e o alho porro. O rio Este, quando cruzado pela Avenida da Liberdade, serve de palco a tradicionais quadros bíblicos referentes a São João Batista. De um dos lados da ponte está representado o batismo de Cristo e do outro lado S. Cristóvão, com o menino Jesus aos ombros, sobre as águas do Este.
Na cultura popular abundam cânticos referentes ao festejo:
Ó meu S.João da Ponte
A vossa Capela cheira
Cheira a cravo, cheira à rosa
Cheira à flor da Laranjeira
S.João vem cá abaixo
Que tu chegas cá num ai
No céu nem fazes ideia
Do que cá por Braga vai

Um comentário:

Viver e deixar viver disse...

Olá,
O folclore é muito bonito e eu também gosto mas sejamos realistas: em muitos casos os membros são explorados em nome da "paixão" e ultrapassam-se limites no que diz respeito a determinadas exigências. Hoje, por exemplo, está um calor de arrasar e temos que ir "trabalhar de graça em nome da paixão" para um evento de folclore "enterrados" em dezenas de quilos de roupa, muitos com roupas de lã, debaixo deste sol abrasador à hora da sua maior força, do seu maior perigo.
Isto não se faz a seres vivos que, em temperaturas destas, deviam estar dentro de casa ou dentro de água.
O seu blog está muito bonito.
Parabéns!