
Nesta freguesia, outrora de características marcadamente rurais, está a origem da fundação do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela em 1934, sendo um dos grupos folclóricos mais antigos do país. O grupo continua a manter bem vivas as tradições herdadas dos seus antepassados, representando danças, cantares e músicas tradicionais relacionadas com as lides agrárias, como o seu próprio nome "Lavradeiras da Meadela" sugere.
É possuidor de uma vasta e fabulosa colecção de trajes regionais, muito coloridos, variados e ricos, confeccionados artesanalmente com materiais genuínos, sendo também considerados uma riqueza do património nacional. Com os seus trajes, a alegria dos seus cantares e a vivacidade das suas danças obteve inúmeros prémios e distinções em vários países da Europa, Ásia e América, destacando - se as suas representações no festival internacional de danças tradicionais de Szeged na Hungria, cuja eleição lhe mereceu o primeiro prémio (chinela de ouro) e diploma de honra pela indumentária, e ainda o primeiro prémio pela "riqueza, fidelidade filológica e correcta transposição cénica"no vigéssimo sexto festival mundial castello de Gorizia(Itália).
Distingue - se ainda pela sua participação em inúmeros programas de televisão em Portugal, Espanha, Holanda, ex -URSS, Bélgica, Brasil e Itália, e pela colaboração em numerosos documentários sobre a "capital" do folclore, Viana do Castelo.
Participa regularmente em festivais internacionais de folclore no âmbito do CIOFF(Conselho internacional de organizadores de festivais de folclore e das artes populares), sendo considerado um dos grupos mais conhecidos e famosos do folclore português.
É membro efectivo da federação do folclore português e membro fundador da associação de grupos folclóricos do Alto Minho. Está ainda filiado no INATEL e inscrito no comité internacional EUROPEADE.
Galardoado com a medalha de prata de Mérito do município de Viana do Castelo pelos altos serviços que tem prestado na divulgação da região, aquém e além fronteiras.
Em 1995, foi declarado pelo governo português como instituição de Utilidade Pública.
(TEXTO ORIGINAL DO G.F. DAS LAVRADEIRAS DA MEADELA)

*************************************
Grupo Folclórico das lavradeiras da Meadela - vira das palmas.
2 comentários:
Parabéns Luiz pelo trabalho aqui no blogger e parabéns porque és um aluno inteligente.Ficou ótimo.Continue divulgando o folclore da terra de onde descendemos.PORTUGAL.
Beijarosa ou Vilma
Olá!
Sou a Ana e moro na linda cidade do Porto.
Quero dar os meus sinceros Parabêns ao Grupo e dizer que gostei imenso de os ver actuar em Leça da Palmeira.
Visito varios vezes Viana do Castelo e nunca tinha tido oportunidade de os ver actuar ao vivo.
Fiquei deslumbrada com os trajes.
Obrigado a todos por levarem junto das Comunidades Portuguesas e não só, o que é realmente nosso.
É de extrema importancia que os jovens continuem a gostar de tudo que seja genuíno.
Um grande bem haja e obrigado a todos.
Ana Maria
Postar um comentário