Frases para Orkut

Obrigado pela visita!!!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

CARETOS DE PODENCE - TRÁS OS MONTES



A atual manifestação dos Caretos de Podence, na época de Carnaval, é a reminiscência de rituais religiosos pré e proto-históricos, que nos lançam para um universo fantástico, no qual o religioso e o profano se confundem. Fazem parte de uma tradição secular transmontana, que se julga estar associada a práticas mágicas, relacionadas com os cultos agrários da fertilidade.

O Domingo Gordo e a terça-feira de Carnaval são os dias da folia dos Caretos, que surgem em bandos de todos os cantos da aldeia de Podence, em frenéticas correrias, "assaltando" transeuntes e adegas. As marafonas(HOMENS VESTIDOS DE MULHER E VICE VERSA) são os únicos seres que os Caretos respeitam nas suas tropelias, gritarias e chocalhadas.

As raparigas solteiras, principal alvo destes bandos mascarados, levam-nos a trepar muros e varandas para as "chocalhar". Ainda não há muitos anos, as pessoas punham trancas às portas e janelas, assustadas com o que lhes podia acontecer.
Hoje em dia, os Caretos são mais moderados, mas mesmo assim, as suas correrias e os seus gritos não deixam de ser assustadores para a maioria dos forasteiros desprevenidos.

Os Caretos usam máscaras, feitas de latão, madeira ou couro, pintadas de cores vivas, onde sobressai o nariz pontiagudo. As suas vestes são confeccionadas a partir de colchas franjadas de lã de verde, azul, preta, vermelha e amarela. Usam chocalhos presos à cintura, que servem para "chocalhar" os seus alvos. Da sua indumentária faz igualmente parte um pau ou moca, que lhes serve de apoio nas suas correrias e saltos.



Um comentário:

Anônimo disse...

Não acredito que não haja uma única pessoa que não goste destes lindos caretos, além de que são uma tradição muito antiga desse cantinho de Trás os Montes e como todas as tradições que são hoje exibidas com orgulho pelos próprios merecem a nossa admiração. Muito obrigado por não deixarem cair no esquecimemto o meu Querido Cantinho,de já muito esquecido pelos nossos AMANTISSIMOS governantes.Fátima.