Frases para Orkut

Obrigado pela visita!!!

quinta-feira, 27 de março de 2008

GRUPO FOLCLÓRICO "DAS LAVRADEIRAS DA MEADELA" - VIANA DO CASTELO.

A freguesia da Meadela, incluída desde 1988 no perímetro da cidade de Viana do Castelo, fica situada na margem direita do Rio Lima, província do Minho, no litoral norte de Portugal. Esta região é justamente considerada pela crítica como a "capital" da etnografia e do folclore português.

Nesta freguesia, outrora de características marcadamente rurais, está a origem da fundação do Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela em 1934, sendo um dos grupos folclóricos mais antigos do país. O grupo continua a manter bem vivas as tradições herdadas dos seus antepassados, representando danças, cantares e músicas tradicionais relacionadas com as lides agrárias, como o seu próprio nome "Lavradeiras da Meadela" sugere.

É possuidor de uma vasta e fabulosa colecção de trajes regionais, muito coloridos, variados e ricos, confeccionados artesanalmente com materiais genuínos, sendo também considerados uma riqueza do património nacional. Com os seus trajes, a alegria dos seus cantares e a vivacidade das suas danças obteve inúmeros prémios e distinções em vários países da Europa, Ásia e América, destacando - se as suas representações no festival internacional de danças tradicionais de Szeged na Hungria, cuja eleição lhe mereceu o primeiro prémio (chinela de ouro) e diploma de honra pela indumentária, e ainda o primeiro prémio pela "riqueza, fidelidade filológica e correcta transposição cénica"no vigéssimo sexto festival mundial castello de Gorizia(Itália).

Distingue - se ainda pela sua participação em inúmeros programas de televisão em Portugal, Espanha, Holanda, ex -URSS, Bélgica, Brasil e Itália, e pela colaboração em numerosos documentários sobre a "capital" do folclore, Viana do Castelo.

Participa regularmente em festivais internacionais de folclore no âmbito do CIOFF(Conselho internacional de organizadores de festivais de folclore e das artes populares), sendo considerado um dos grupos mais conhecidos e famosos do folclore português.

É membro efectivo da federação do folclore português e membro fundador da associação de grupos folclóricos do Alto Minho. Está ainda filiado no INATEL e inscrito no comité internacional EUROPEADE.

Galardoado com a medalha de prata de Mérito do município de Viana do Castelo pelos altos serviços que tem prestado na divulgação da região, aquém e além fronteiras.

Em 1995, foi declarado pelo governo português como instituição de Utilidade Pública.

(TEXTO ORIGINAL DO G.F. DAS LAVRADEIRAS DA MEADELA)
*************************************
Grupo Folclórico das lavradeiras da Meadela - vira das palmas.


2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Luiz pelo trabalho aqui no blogger e parabéns porque és um aluno inteligente.Ficou ótimo.Continue divulgando o folclore da terra de onde descendemos.PORTUGAL.
Beijarosa ou Vilma

Anônimo disse...

Olá!

Sou a Ana e moro na linda cidade do Porto.

Quero dar os meus sinceros Parabêns ao Grupo e dizer que gostei imenso de os ver actuar em Leça da Palmeira.

Visito varios vezes Viana do Castelo e nunca tinha tido oportunidade de os ver actuar ao vivo.

Fiquei deslumbrada com os trajes.

Obrigado a todos por levarem junto das Comunidades Portuguesas e não só, o que é realmente nosso.

É de extrema importancia que os jovens continuem a gostar de tudo que seja genuíno.

Um grande bem haja e obrigado a todos.

Ana Maria