Frases para Orkut

Obrigado pela visita!!!

terça-feira, 11 de março de 2008

O VIRA.



O vira é uma das danças mais antigas de Portugal, e é particularmente mais popular no noroeste. O nome da dança deriva do verbo virar, uma referência a um dos seus movimentos mais característicos.
Em 6/8, o vira é normalmente acompanhado por um repertório vocal em forma estrófica, com ou sem refrão. Existem inúmeras variantes do vira.
Em algumas execuções, o cantador solo manda os bailadores virar gritando a palavra ``virou``, entre algumas das quadras. Os textos das modas que acompanham o vira focam aspectos da vida rural, incluindo o amor, o namoro, o casamento e a emigração.



2 comentários:

Marília Mendes disse...

Amanhã, dia 29 de abril de 2009,como representante do programa Leitor do futuro no correio Braziliense,um dos mais prestigiados jornais do país,levo a minha 8ªSérie /9ºAno para uma apresentação de um vira folclórico, resgatando as raízes culturais do nosso país,na interpretação de Roberto Leal.Observar como meus alunos lidam com esse trabalho interdisciplinar e,principalmente, fora da sala de aula, traz-me um contentamento em perceber e concluir que Brasil e Portugal, seja pela colonização ou pela beleza literária e cultural que exercem sobre o nosso povo, constituem uma característica típica do nosso Tropicalismo: O Brasil é um país multicultural e ao mesmo tempo, único.Somos privilegiados por formarmos uma nação que sai }às ruas para tantos gritos de carnaval,mas que se rende a um tradicionalismo impecável no quesito europeu.Somos realmente,uma pátria amada.Somos filhos da cultura popular e o Vira prova tudo isso na categoria em que se distingue.Professora Marília/Colégio CECAP/Brasília-Distrito Federal

LUIZ - FOLCLORE PORTUGUÊS disse...

Olá professora Marília!
Muito obrigado pelo seu comentário!!
Muito boa a sua idéia de levar os alunos para uma apresentação sobre a cultura de Portugal , mas, não confunda Folclore de Portugal com as canções de Roberto Leal!!!
Uma coisa são as canções e as apresentações artísticas deste grande artísta portugues que é o Roberto Leal.Outra Coisa é o folclore de Portugal!!
Um abraço.