O Rancho Folclórico de Passos de Silgueiros nasceu em 1978 em consequência da riqueza folclórica da sua terra.
Desde a primeira hora, pesquisou, recolheu e , estudou todos os aspectos da herança cultural popular da região de Viseu, zona planáltica situada entre as serras da Estrela e do Caramulo, limites do seu horizonte visual.
Os milhares de documentos obtidos constituem o património do seu museu, o mais rico da Beira Alta e um dos mais importantes de Portugal, no seu gênero. As suas danças e os seus cantares têm beleza, a par da simplicidade quase ingénua do povo simples e bom que no passado assim cantou e dançou, a alegria de quem põe entusiasmo e doação em tudo quanto faz, ao lado de uma certa e característica nostalgia dos Portugueses, enfim, a marca da autenticidade rigorosamente perseguida.
Os seus trajes, reconstituídos segundo a documentação arquivada, respeitam os pormenores - desde os óculos aos botões - e referem -se a uma comunidade rural do passado, com a sua natural diversidade.
Com a maior dignidade, tem levado o nome de sua região aos quatro cantos de Portugal e , no estrangeiro , tem sido um verdadeiro e premiado embaixador das tradições populares nacionais.
É membro da Federação do Folclore Português.
Criador do Museu de Silgueiros.Fundador da associação de Passos de Silgueiros, uma instituição particular de solidariedade social.
Organizador do festival de folclore de Silgueiros , o mais regular do distrito de Viseu.
Pioneiro na realização de encontros de cantadores de Janeiras.
Participante, com a marca da autenticidade, nos maiores e mais conhecidos festivais de folclore , do Algarve ao Minho.
Presente em festivais e acontecimentos folclóricos em Espanha , França e Holanda.
Participante em programas de Rádio e de Televisão emitidos em Portugal, França , Alemanha , Canadá e E.U.A.
Premiado com o "Golfinho de Bronze" , em Matosinhos.
Primeiro prémio de qualidade folclórica, em França , entre grupos de dez países.
amei muito o rancho passo de selgueiros, quando estiveram aqui no Brasil, andei com eles inclusive no onibus qaundo acompanhei eles para Santos.
ResponderExcluirgostaria de pedir lisença para solicitar um favor
estava me comunicando com um componete do vosso rancho, mas perdi o contato, poedriam me ajudar...
o nome dele é José Gomes, ja escrevi para o email de le que era joseafgomes@mail.pt mas não consigo, por favor se ele ainda estiver no rancho peça para ela se comunicar comigo, já estive em Viseu em 2008 mas não consegui nada, inclusive pedi á filha do Cardão da Casa de Viseu do Rio de Janeiro que mora ai para ver se me ajudava, mas não consigo, vou novamente para Portugal com o Rancho Pedro Homen de Mello o Rancho onde participo como Cantadeira, e gostaria de V~elo novamente.
desde já agradeço
vocês me conhecem sou irmã do Zé Correia o mesmo que andou aqui com vocês quando estiveram em S. Paulo
fico no aguardo
meu e-mail clobotelho@hotmail.com