Obrigado pela visita!!!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ROMARIA DA SENHORA DA BONANÇA - VILA PRAIA DE ÂNCORA

No segundo fim de semana de setembro celebra-se a Festa em honra de Nossa Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora. É a romaria mais popular do Concelho de Caminha, com tradição registada desde 1883. O centro da festa era o antigo lugar denominado da Lagarteira. Estamos perante verdadeiro arraial, com todos os ingredientes tradicionais típicos e necessários: música, bandas filarmónicas, dança, folclore, cortejo etnográfico, procissões religiosas, fogo de artifício, boa comida e bom vinho!
O ponto alto da festa é, sem dúvida, a majestosa procissão naval, que se realiza sempre à quinta-feira, pelas 15 horas. Nesse dia, as embarcações vestem o seu melhor traje de festa e, engalanadas, dirigem-se ao Forte da Ínsua, para ai recolher a imagem da Senhora da Ínsua. Manda a tradição que na quinta-feira antes da festa, as embarcações partam em direção à Ínsua para ir buscar a senhora. São na sua maioria pescadores de Vila Praia de Âncora mas também de Viana do Castelo que se deslocam em embarcações devidamente engalanadas, pois o dia é de festa. Partem depois do almoço em direção a norte e sempre que o mar o permite. E não vão só pescadores, vão também embarcações de recreio que fazem questão de se juntar à procissão naval, um dos momentos altos da romaria em honra da Senhora da Bonança que tem lugar em Vila Praia de Âncora de 11 a 14 de Setembro.
  Em terra a Senhora da Ínsua está pronta para ir visitar as gentes de Vila Praia de Âncora, um ritual que acontece todos os anos por esta altura.
No cais da rua está a embarcação que irá levar a senhora até perto do forte com o seu nome, onde será depois transladada para uma outra embarcação .
Dezenas de embarcações acompanham-na até Vila Praia de Âncora onde fica até domingo ,um momento vivido com muita emoção pelas gentes locais.
No cais todos querem beijar e tocar a imagem da Senhora a quem os pescadores pedem proteção no mar. À espera está o andor que a vai levar em procissão até à Capela da Srª da Bonança situada bem no centro da vila.
Mas antes, junto ao farol, há sermão. O orador pede proteção no mar e abundância para os pescadores.
Findo o Sermão, a imagem segue para a Capela onde fica até Domingo, dia da grande procissão religiosa.
É assim o arranque de mais uma festa em honra da Senhora da Bonança, uma das maiores romarias do concelho de Caminha.
Sendo esta uma festividade muito ligada à classe piscatória local, a Romaria da Srª da Bonança não deixa de ser a festa da comunidade de Vila Praia de Âncora. Uma festa que congrega muita gente. Junta os pescadores que encontram na senhora muita devoção e muito aconchego, mas junta também pessoas de muitos lugares e muitas terras que aqui acorrem de propósito para celebrar e festejar não só em termos religiosos, mas também em termos culturais e de diversão. A festa é um momento de reflexão , mas também de encontro e confraternização entre amigos e familiares”
                                                                                                                                                                   ***