Obrigado pela visita!!!

domingo, 23 de junho de 2013

SÃO JOÃO DE BRAGA

O São João de Braga é uma festa popular, que tem lugar no mês de Junho em Braga, Portugal, que celebra o nascimento de São João Batista. O culminar da festa é na noite de 23 para 24 de Junho.
Um dos pontos centrais é em torno da Capela de S. João da Ponte, edificada no século XVI a mando de D. Diogo de Sousa. Apesar dos mais antigos documentos datarem do século XIV é provável que estes festejos tenham origem prévia.
A cidade é extensamente decorada, desde as mais importantes ruas do centro histórico, passando pela principal artéria da cidade, a Avenida da Liberdade, e culminando no parque da Ponte.
Na noite de S. João milhares de pessoas ocupam as ruas da cidade com martelinhos e o alho porro. O rio Este, quando cruzado pela Avenida da Liberdade, serve de palco a tradicionais quadros bíblicos referentes a São João Batista. De um dos lados da ponte está representado o batismo de Cristo e do outro lado S. Cristóvão, com o menino Jesus aos ombros, sobre as águas do Este.
Na cultura popular abundam cânticos referentes ao festejo:
Ó meu S.João da Ponte
A vossa Capela cheira
Cheira a cravo, cheira à rosa
Cheira à flor da Laranjeira
S.João vem cá abaixo
Que tu chegas cá num ai
No céu nem fazes ideia
Do que cá por Braga vai

terça-feira, 4 de junho de 2013

CIDADE DE SANTOS COMEMORA O DIA DE PORTUGAL




A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, recebe no próximo domingo (9) a 4ª edição do Dia de Portugal. O evento é considerado a maior festa da comunidade portuguesa na região. No encontro haverá música, dança, artesanato e doces típicos portugueses.


O evento acontece na Praça Mauá, no Centro, a partir das 9h. Objetivo é resgatar a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. A festa é uma celebração ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A solenidade de abertura do evento contará com a presença do cônsul honorário de Portugal em Santos Armênio Mendes, e de autoridades locais e representantes de entidades da comunidade.

Para saber um pouco mais da história das bordadeiras do Morro do São Bento, os participantes poderão visitar a tenda das artesãs que integram a União das Bordadeiras do Morro do São Bento. No local, serão vendidos alguns dos bordados produzidos por elas. Também serão comercializados doces conventuais portugueses, como os famosos pastéis de Santa Clara e de Belém. Toda renda obtida na venda desses doces será destinada à Escola Portuguesa, que atende crianças carentes. Quem quiser ajudar os mais carentes pode ainda levar um quilo de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade de Santos.


Confira a programação completa do evento:

9h às 9h50 - Orfeão do Centro Cultural Português

10h às 10h20 - Solenidade de Abertura

10h30 às 10h50 - Rancho Folclórico Vasco da Gama

11h às 11h20 - Grupo Folclórico Cruz de Malta

11h30 às 11h50 - Banda Filhos da Tradição

12h às 12h20 - Rancho Folclórico da A. A. Portuguesa

12h30 às 12h50 - Rancho Folclórico Veteranos Apaixonados pelo Folclore

13h às 13h20 - Rancho Folclórico Verde Gaio

13h30 às 13h50 - Poetas Vivos

14h às 14h20 - Rancho Folclórico Típico Madeirense

14h30 às 14h50 - Vira Livre

15h às 15h20 - Rancho Folclórico Tricanas de Coimbra

15h30 às 15h50 - Grupo Fado por Acaso

16h às 16h20 - Rancho Folclórico da Casa de Portugal de Praia Grande

16h30 às 17h - Grupo Folclórico da Eira (de Newark - USA)

17h10 às 18h10 - Marly Gonçalves, Ricardo Araújo e Renato Araújo