Obrigado pela visita!!!

domingo, 28 de junho de 2009

GRUPO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DA CAMACHA - ILHA DA MADEIRA.

O Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha foi fundado em 1 de Novembro de 1948 pelo Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega, então presidente desta Casa do Povo. É constituído por cerca de 31 elementos.

Foi seu 1º director artístico Carlos Maria dos Santos, que fez um longo e muito importante trabalho de recolha dos trajes, bailes e canções de todo o Arquipélago da Madeira, e que tem sido base para todos os grupos folclóricos existentes na região.

Ao longo da sua existência este grupo tem feito recolhas de canções, bailes e jogos junto das pessoas idosas da Vila. Colabora sempre que é solicitado, nas festas religiosas e oficiais, por toda a Ilha da Madeira, em actividades, dais quais destacamos: o cantar dos Reis; os jogos tradicionais da Quaresma; reconstituição das actividades ligadas ao trigo desde a chamusca, cava, sementeira, ceifa do trigo e malha; os pastores da noite de Natal; a lapinha tradicional e exposição relativa às actividades desenvolvidas.

No início da formação deste Grupo Folclórico, em 1949, participou no Concurso Internacional de Danças de Madrid. Desde então o Grupo esteve presente em festivais de Norte a Sul de Portugal, por toda a Europa e junto das Comunidades Madeirenses na África do Sul, Venezuela, Brasil, Estados Unidos, Canadá e recentemente na Austrália.

Em 1981, o Grupo foi distinguido com medalha de prata e respectivo diploma de Mérito Turístico pelo Presidente do Governo Regional da Madeira e no seu 40º aniversário com um Galardão Especial pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.

Em 1985, Maria Ascensão Fernandes, que esteve no Grupo desde a fundação, foi homenageada pela Secretaria de Turismo e Cultura e em 1991 pelo Presidente do Governo Regional da Madeira.

O Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega, por ter sido o fundador deste Grupo Folclórico, foi homenageado com a Estrelícia Dourada pelo Presidente Regional da Madeira.



********************

Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha - Baile das Camacheiras


sábado, 27 de junho de 2009

terça-feira, 16 de junho de 2009

TRAJE DE DUAS SAIAS - ILHA DE SÃO JORGE - AÇORES


Este Trajo é composto por duas saias de baeta creme , com barra cor de rosa , franzidas na cintura com cós e abertura lateral.

São iguais, cada qual servindo no seu sentido , ou superior ou inferior. É citada por vários escritores como saia de ombros.

Encontram - se registros deste tipo de vestuário na Estremadura , Irlanda, Ribeirinha da Terceira e em Rosais , São Jorge. Por baixo tem uma blusa ampla, tipo matinée, de pano alinhado branco, com duas pregas fundas na frente e nervuras nos lados.

É guarnecida por bordado inglês e franzida nos punhos e em volta do pescoço. Na cabeça, um lenço de lã estampado com flores e barras azuis.

Calça meias de lã, feitas com agulhas e sapatos de sola de correola(fibra vegetal usada nos Açores para fazer solas de sapatos.É fervida, pisada, entrançada e cozida.) e cortes de baeta bordados a ponto pé de flor.


Fonte: O Trajo Regional em Portugal ,de Tomaz Ribas.