Obrigado pela visita!!!

sábado, 25 de abril de 2009

TRAJE DE SALINEIRA - ÍLHAVO - AVEIRO - BEIRA LITORAL.


Blusa de tecido de algodão estampado , com cós, espelho contornado com folho e abertura nas costas; manga comprida folgada com punho.

Saia comprida de tecido de algodão aos quadradinhos pretos e brancos, franzida na cintura. Avental de tecido manual de lã castanha (serguilha), decorado com fitas brancas na orla.

Algibeira suspensa na cintura , decorada com bordado . Lenço estampado na cabeça , com uma ponta levantada sobre o chapéu de feltro preto, de copa redonda e abas largas reviradas.

Calça chinelas sem meias e nas mãos sugura uma canastra.

No início do século XX, a blusa, peça de indumentária burguesa de origem francesa , popularizou- se muito. De princípio não substituiu a camisa de uso ancestral, mas escondeu - a assim como o colete , passando ambos a fezer parte do vestuário interior. Também as saias , que as mulheres trabalhadoras arregaçavem ou encilhavam levemente com a ajuda da faixa, ir- se- ão pouco a pouco encurtando e perdendo a roda , a partir do final da primeira Guerra Mundial.

No começo do século e ainda por largos anos , o chapéu era um acessório indispensável , devido ao seu caráter funcional de proteção da cabeça quando esta servia de apoio e suporte no transporte do peixe, do sal ou de qualquer outro carrego.


Fonte: O trajo regional em Portugal , de Tomáz Ribas.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

FOLCLORE MADEIRENSE

Programa Espaço cidadania exibido dia 18/03/2009 pela RTP - Madeira
Apresentado por Maria Aurora.
Neste programa foi abordado o Tema: Folclore.

Vale a pena assistir!!
Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

Parte 4:

Parte 5:

Parte 6:

Parte 7:

Parte 8:

quarta-feira, 1 de abril de 2009

GRUPO FOLCLÓRICO OS CAMPONESES DE NAVAIS - PÓVOA DE VARZIM.


O Grupo Folclórico os Camponeses de Navais nasceu em 1983 e desde a sua fundação tem desenvolvido essa actividade cultural respeitando com grande rigor os usos e costumes da Freguesia de Navais e do Concelho da Povoa de Varzim. Um dedicado trabalho de pesquisa etnográfica trouxe ao grupo trajes característicos de diversas fainas agrícolas ligadas ao campo e a festa. As danças e as cantigas essas nasceram da terra, como as modas de terreiro, e os cantares de trabalho que são parte importante do reportório do Grupo Folclórico os Camponeses de Navais. O Grupo folclórico os Camponeses de Navais tem participado em vários festivais de folclore de norte a sul de Portugal Nacionais e Internacionais e também tem participado em alguns Países nomeadamente em França Espanha e na Ilha da Madeira. O Grupo Folclórico os Camponeses de Navais está filiado no INATEL e é membro efectivo da Federação do Folclore. Português .
Visite:http://www.gfcamponesesnavais.com/