Frases para Orkut

Obrigado pela visita!!!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

TRAJE DE CAMPO - SANTA MARTA DE PORTUZELO - FINAL DO SÉCULO XIX


Camisa , saia e colete
Acessórios:Lenço de peito , lenço de cabeça , avental chapéu de palha e socos.

Cesto merendeiro e toalha.
De um modo geral , o trajo de campo caracteriza - se por uma maior simplicidade dos tecidos , da decoração e das cores sóbrias. As camisas são talhadas no linho mais grosso , a estopa , quase sem decoração .

As saias , com menos pano, às riscas(designação proveniente da decoração produzida pela lã vermelha , castanha , preta e azul), têm barra lisa sem bordados . Os aventais , de tecido de riscos , têm decoração modesta feita com topes.

Os coletes, de chita e flanela , são decorados com simplicidade , mas indispensáveis para o amparo do peito.

Os lenços quer o da cabeça , quer os do peito , são de algodão sem franja e de decoração estampada simples. Grandes chapéus de palha protegem a cabeça do sol.

As pernas nuas calçam unicamente socos grosseiros. Também as peças de ouro são reduzidas ao essencial , os brincos e o fio de contas.

Neste conjunto , merecem ainda destaque as toalhas que cobrem os cestos , tecidas em linho e decoradas com motivos florais e legendas , produzidas por topes ou guarnecidas com rendas , executadas pelas raparigas e que se incluíam no seu enxoval.


Fonte: O trajo regional em Portugal , de Tomáz Ribas.

3 comentários:

GF: " Terras do minho " do Kremlin-Bicetre ( 94 ) de França disse...

http://terrasdominhodokremlinbicetre.blogspot.com/

Senhor Luiz,
Pode ir visitar o nosso blog e ver os trajes todos melhor. Melhor sera a procura dos trajes conhecidos porque nao queremos fatos que nao son verdadeiros no folclore minhoto do alto minho e sobre tudo das ferguesias que nos representamos tal que Alvares,Areosa,Meadela, Povo de Lanheses, Carreço, Santa Marta de Portuzelo...( SE CONHECE TAMBEM VIDEOS SOBRE ESSES GRUPOS DE RANCHO MANDAI-ME por favor pelo o net o as informacaos para as encontrar por favor PARA RECOPIARE AS DANCAS TRADICIONAIS . Muito prazer de ler o artigo de Santa marta de portuzelo.
http://terrasdominhodokremlinbicetre.blogspot.com/

GF: " Terras do minho " do Kremlin-Bicetre ( 94 ) de França disse...

O rancho "TERRAS DO MINHO" do Kremlin-Bicetre festeija os seus 20 anos o mes de abril 2009

LUIZ - FOLCLORE PORTUGUÊS disse...

Parabéns ao Grupo Folclórico Terras do Minho , pela passagem dos seus 20 anos!!
Parabéns e Bem Hajam!